quarta-feira, 29 de junho de 2011

MARVEL VS DC - A ETERNA BRIGA



Por: Raziel Silver
                      

  Pois é, minha galerinha. Sempre que entro em sites voltados para a indústira do entretenimento acabo encontrando verdadeiras batalhas entre dois “clãs” de nerds: Os "marvetes" e os "decenautas".
  Caramba,não acredito que pessoas adultas e inteligentes possam acabar se ofendendo simplesmente porque a outra gosta mais de editora “x” ou” y”.
Meu blog sempre foi voltado para o bom-humor, e será com o mesmo que tratarei desata pendenga.
 Isso já existe há um bom tempo,mas as brigas e xingamentos aumentaram com o advento da
Internet, e a chegada dos trailers e informações dos futuros filmes da Marvel(Thor, Capitão América, Os Vingadores, X-Men-First Class, Amazing Spiderman) e da DC(Lanterna Verde,Batman -The Darknight Rises, Superman-Man of Steel).
  Outro dia, um participante do chat SOMENTE sobre o filme do Thor desceu a lenha...no Lanterna Verde...
  O cara tem um preconceito formado contra aqueles que não são da sua editora favorita.
  Particularmente, eu acho isso uma tremenda bobagem,pois curto tanto a Dc quanto a Marvel.
  Claro, eu tenho meus personagens favoritos e os que acho sem graça;além daqueles que comecei a curtir depois de conhecê-los melhor. Exemplo: Homem de Ferro.
 Mas vamos falar sobre os heróis no cinema outra hora.
                                     

                                                             Os Crossovers


      

  Mesmo sendo concorrentes diretas(e para ganhar uma graninha extra, hehe) as editoras Marvel e Dc não perderam a chance de reunir os seus personagens mais populares em confrontos/encontros históricos, comumente conhecidos como Crossovers.
  Vamos lembrar dos princiais:




Novos Titãs e X-Men - Esse foi o encontro "teen" das editoras, pois tanto os Titãs com Dick Grayson ainda trajando o uniforme de Robin,quanto os X-Men com a ajuda da nova formação(Colossus, Tempestade, Noturno) se reuniram em uma trama em que Darkseid se alia a Phoenix Negra.




Batman vs O Incrível Hulk- Se recuperando do maldito seriado, Batman se depara com a ameaça do poderoso Hulk, e ainda tem que deter as maquinações do Coringa
Nota: Claro que o Morcegão não é páreo fisicamente para o Golias Esmeralda, e usa sua inteligência para enfrentá-lo.

                                     
 Superman vs Homem-Aranha- Particularmente, eu não li essa história, mas sei que uma coisa foi ridícula: em certo ponto da trama, o Aranhudo bate umas porradas no Azulão, que parece sentir...
Tá certo...um cara que enfrenta os seres mais poderosos do universo(He-man!...opa, desculpa) duelando com o amigão da vizinhança...


                                      
                             
                             
Lanterna Verde/Surfista Prateado- Essa história só valeu como prelúdio para Dc vs Marvel, já que o lanterna que se refere o título é o Kyle Rayner, e não o ex-Parallax, Hal Jordan.


                 
   
   Dc vs Marvel/Marvel vs Dc - Na época, essa traminha foi meu sonho de consumo: ver uma verdadeira batalha entre os maiores heróis das 2 editoras para salvar seus mundos.
 Infelizmente alguns resultados dos crossovers me decepcionaram,como: o Wolverine vencer o Lobo sem derramar um pingo de sangue; a Tempestade derrotando a Mulher-Marvilha...
 Depois vieram as séries 2 e 3 e a qualidade das histórias foi caindo.  



                        
 Liga da Justiça e Vingadores- Finalmente chegamos no prato principal. Uma batalha com os 2 grupos de super-heróis mais poderosos do planeta demorou um pouco para ser terminado, mas não decepcionou nem um pouco. Para compensar esta demora, as revistas vieram com todas as versões dos super-heróis dos últimos 10/15 anos, se alternando aleatoriamente.
 Teve de tudo: centenas de personagens(heróis e vilões), Superman e Thor caindo na porrada em plena Terra Selvagem, Cubo Cósmico, Galactus sendo derrotado, uma batalha dos infernos em plena Apokolips...
 Enfim, vocês precisam adquirir essa saga de 4 edições, ou comprar o encadernado!       


Outros Confrontos interessantes foram:
Superman/Quarteto Fantástico;
Superman e Surfista Prateado;
Batman vs Justiceiro;
Justiceiro vs Batman;
Homem-Aranha/Batman.

















                                                                     Cópias Descaradas




    Além desses crossovers, temos também as "homenagens" que uma editora faz para a outra. Seja por pura gozação ou uma jogada de marketing, essas criações nada originais acabam se tornando muito interessantes.
    Para citar apenas 2 casos, aqui vai:


    Marvel imita a DC -

    Esquadrão Supremo - O supergrupo que ganhou destaque nas revistas Marvel Max, é uma pura alusão à Liga da Justiça. Os fatos não me deixam mentir: temos Hipérion, que é um Superman que foi criado sob a tutela do Governo Americano; Falcão Noturno, um Batman negro e de temática mais violenta; e também temos personagens como Princesa Zarda (Mulher-Maravilha), Tufão ( Flash), Dr Spectro ( Lanterna Verde), entre outros.


    DC imita a Marvel -


    Aço - Quando foi dado como morto, o Superman foi substituído por 4 homens. Um deles usava uma armadura avançada que o fazia voar, podia lançar rebites e aumentava sua força. Nascia ali Aço ( que no início se chamava Homem de Aço). Era uma cópia afro-descendente do Homem de Ferro.

    Mas enfim, acho que nunca mais veremos esses crossovers magníficos, já que a Marvel agora pertence a Disney, que por sua vez odeia a Warner/Dc... É uma pena. As novas gerações não saberão o que era sonhar com um encontro entre os maiores heróis dos quadrinhos...
    # Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

    Postar um comentário

     
    Copyright © 2013 EXCULHAMBAZINE - MUNDO DOS SUPER-HERÓIS